Um site com informações, vídeos e imagens divertidas e polêmicas diariamente atualizadas.

Seja Bem Vindo ao vivoCê! Entre e se divirta.. se gostar.. não deixe de voltar!

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

As maravilhosas fotografias em HDR

Todo nós já tiramos uma fotografia e por vezes nos deparamos com dificuldades em captar uma imagem, nomeadamente aquelas que envolvem grandes amplitudes de contraste. No caso clássico de uma fotografia através de uma janela, se pretendermos captar o que se passa no exterior, todo o quarto fica escuro, mas se regularmos a máquina para que o quarto fique bem exposto, todo o exterior explode em luz.

Este comportamento advém do facto dos materiais foto sensíveis não possuírem a estrondosa capacidade do olho humano e, consequentemente, abrangerem somente uma pequena gama de contrastes. O fotógrafo opta então pela zona que pretende privilegiar na composição fotográfica, ficando esta dentro da latitude de captação de luz do material. É um problema clássico de fotografia e existem inúmeras técnicas que permitem, assim mesmo, jogar com tolerâncias desses materiais e capturar imagens magníficas.

No entanto, não seria fantástico se tivéssemos a capacidade do olho humano e conseguíssemos captar tudo? As altas luzes, as sombras, enfim, todos o detalhes que tornam uma paisagem verdadeiramente emotiva e excepcional?

É aqui que entra a fotografia de grande alcance dinâmico, ou simplesmente HDR (High Dynamic Range). É uma técnica que, através de fotografias com diferentes exposições das altas luzes e das sombras, permite criar uma imagem média, ou equalizada com base na informação de duas fotografias distintas. O resultado é uma imagem que possui uma grande amplitude e revela os todos detalhes de ambas as imagens.

O Software necessário para aplicar esta técnica é relativamente vulgar e está já disponível para quem tenha o Photoshop no seu computador. Para o utilizar, basta que possua duas imagens idênticas, uma exposta para as sombras e outra exposta para as altas luzes. O programa fará então a combinação das duas para que seja criada a tal imagem média.

Para vos abrir o apetite por esta técnica, deixo aqui algumas imagens verdadeiramente impressionantes elaboradas através da técnica de HDR. Poderão ser todas encontradas no Flickr (Clique nas imagens para uma versão ampliada).





Nenhum comentário: